Preparando um Dosa ( A Comida do Sul da Índia )

Como Preparar um Dosa

 

No sul da Índia, as pessoas usam os dedos da mão direita para poder fazer uma bolinha de arroz com alguns legumes, os molhos, o iogurte, etc., e coloca essa (bola) direto na boca.

Também o que é muito comum na gastronomia do sul é o dosa, um tipo de crepe que pode ser feito também de vários grãos diferentes e recheado com algumas misturas ou simplesmente molhado com o sambar (um condimento ralo que pode ser comido com a sopa também) e/ou o chutney (que é uma classe de molhos que são bastante comuns em várias regiões do país da Índia, feitos de tomate, hortelã, coco, ou até por outras ervas).

Os dosas são sempre comidos do mesmo jeito que os pães indianos – separando apenas um pedaço com a mão direita, e usando isso para poder pegar o um pouco do recheio e/ou o molho.

 

Mesmo assim, quem viaja pela Índia vai achar os talheres ocidentais (o garfo/a faca/a colher) nos restaurantes com muita frequência, pois os indianos também comem alguns pratos desse modo –  como sopas e as sobremesas, por exemplo (mas quase que nunca os curries ou os dosas).  E se caso não tiver talheres na mesa, é só pedir que eles trazem!

 

Veja uma receita de Chutney que separei pra você:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *